Tuesday, January 17, 2012

LET´S GO TO THE PAST II

PRETÉRITO PERFEITO IRREGULAR - SIMPLE PAST IRREGULAR VERBS

They are not so easy as the Regular Verbs, because they don´t follow a regular pattern on their conjugation. As a matter of fact sometimes they do that. Somehow if they have at least one change on one of the endings they are considered irregular.

Some examples of Irregular Verbs
estar (to be) estive, esteve, estivemos, estiveram/ dar (to give) dei, deu, demos, deram/ ler (to  read), li, leu, lemos, leram/ perder (to lose) perdi, perdeu, perdemos, perderam/ saber (to know) soube, soube, soubemos , souberam/ ser (to be) fui, foi, fomos, foram/ trazer (to bring) trouxe,trouxe, trouxemos, trouxeram/ poder (can) pude, pode, pudemos, puderam/ vir (to come) vim, veio, viemos, vieram.

EXERCÍCIOS/EXERCISES  (corrected)

1 - Correct the verbs  on the sentences below:
a)  Eu dava um presente para ele no seu aniversário.
     Right: Eu dei um presente para ele no seu aniversario.

b) Ele almoçava em casa ontem, mas não jantava.
    Right: Ele almoçou em casa ontem, mas não jantou.

c) Elas irão de metrô ontem para o trabalho.
    Elas foram de metrô ontem para o trabalho.

d) Você trazia os ovos para o jantar?
     Right: Você trouxe os ovos para o jantar?

e) Eu sabia do acidente ontem de manhã.
    Right: Eu soube do acidente ontem de manhã.

f) Nós viremos no sábado passado.
    Right: Nós viemos no sábado passado.

2 - Give the Simple Past Irregular of the following verbs:

PEDIR
 Eu  pedi
Você/Ele/Ela pediu
Nós pedimos
 Vocês/Eles/Elas pediram

OUVIR
 Eu ouvi
Você/Ele/Ela ouviu
 Nós ouvimos
 Vocês/Eles/Elas ouviram


PREFERIR
Eu preferi
Você/Ele/Ela preferiu
Nós preferimos
Vocês/Eles/Elas preferiram

IR
Eu fui
Você/EleEla foi
Nós fomos
Vocês/Eles/Elas foram


3 - Write in front of the verbs Regular (R) or Irregular (I)
Estar (   I  )   Atender (    R  )     Vender (  R   )    Escrever (  R  )   Cobrir (  I  )   Sentir (   I  )

4 - Answer the questions about you:
a) A que horas você acordou hoje?
b) Você foi de carro para o trabalho?
c) Você almoçou com os colegas de trabalho?
d) Você foi ao banco esta semana?
e) Você assistiu algum filme interessante nos últimos dias?
f) Você enviou muitos e-mails pessoais esta semana?

Answers:
a) Eu acordei às (time) horas hoje.
b) AFF: Fui/ NEG: Não, fui de _________(ônibus, metrô, trem, moto, etc.)
c) AFF: Almocei/ NEG: Não, almocei ... (sozinho, com alguém)
d) AFF: Fui/ NEG: Não, não fui.
e) AFF: Assisti/ NEG: Não, não assisti.
f) AFF: Enviei/NEG: Não, não enviei muitos ...





No comments:

Post a Comment