Tuesday, January 17, 2012

PRETÉRITO PERFEITO -IRREGULAR - SIMPLE PAST

LISTA DE VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO.

LIST OF IRREGULAR VERBS IN THE SIMPLE .

Estar   (to be) eu estive; você/ele/ela esteve; nós estivemos;  vocês/eles/elas estiveram.
Dar      (to give) dei, deu, demos deram.
Ler       (to read) li, leu, lemos, leram.
 Perder (to lose) perdi, perdeu, perdemos, perderam.
 Saber  (to know) soube, soube, soubemos souberam
 Ser       (to be) fui, foi, fomos, foram
 Trazer (to bring) trouxe, trouxe, trouxemos, trouxeram
 Poder  (can) pude, pode, pudemos, puderam
 Ver      (to see) vi, viu, vimos, viram
 Cobrir (to cover) cobri, cobriu, cobrimos, cobriram
 Ir         (to go) fui, foi, fomos, foram
 Vir       (to come) vim, veio, viemos, vieram
 Sair      (to leave) sai, saiu, saímos, saíram
 Sentir   (to feel) senti, sentiu, sentimos, sentiram
 Servir   (to serve) servi, serviu, servimos, serviram
 Ouvir    (to listen/to hear) ouvi, ouviu, ouvimos, ouviram
 Preferir (to prefer) preferi, preferiu, preferimos, preferiram.

EXEMPLOS

a) Nós não lemos o jornal ontem, mas lemos a revista semanal. (ler)

b) Eu estive na casa do meu namorado no sábado. (estar)

c) Eles não ouviram o meu chamado, eles preferiram me ignorar.(ouvir/preferir)

d) Elas foram para a Bahia de ônibus. (ir)

e) Vocês  souberam das últimas notícias? (saber)

f) Você deu o dinheiro para o mendigo? (dar)


No comments:

Post a Comment