Friday, November 4, 2011

VERB BE - SER/ESTAR

In Portuguese we have two verbs SER and ESTAR that refer to the verb "BE".

SER is used to talk about: qualities; days; months; years; time; weather; feelings; profession; permanent situation.
 Eg: Ela é bonita e inteligente/She is beautiful and intelligent.
       Hoje é segunda-feira/ Today is Monday.
       É novembro/ It´s November.
       É 2.011/ It´s 2011.
       São duas horas da tarde/It´s two o´clock in the afternoon.
       Eles são felizes/ They are happy.
       O Rio de Janeiro é muito quente/ Rio is very hot.
       Ele é médico/ He is a doctor.
       Nós somos brasileiros/ We are Brazilian.

ESTAR is used to talk about: state of mind; feelings; weather; health; not permanent situation.
Eg: Meu chefe está bravo hoje/ My boss is angry today.
      Paulo e Marcelo estão felizes hoje/ Paulo and Marcelo are happy today.
      Hoje está muito quente!/It´s very hot today!
      Eles estão doentes/ Thay are sick.
      Mariana está na academia de ginástica/ Mariana is at the gym.
      Rolf está no Brasil/ Rolf is in Brazil.


Estude as conjugações no Presente/Study the Conjugations in the Present

SER                                                            ESTAR
Eu sou                                                        Eu estou
Você/Ele/Ela é                                           Você/Ele/Ela está
Nós somos                                                  Nós estamos
Vocês/Eles/Elas são                                   Vocês/Eles/Elas estão

* Sometimes the sentences start with the verb in the First Person Singular and Plural.
   Ex.: Sou professora. Somos alunos.
   

EXAMPLES
I - Exemplos com: SER ou ESTAR
     a. Eu  sou americana, mas  estou no Canadá.
     b. É primavera, mas  está  muito frio hoje.
     c. Ele é geralmente calmo, mas hoje está nervoso.
     d. José está no trabalho, ele é gerente do banco.
     e. Meu pai está doente. Ele está  no hospital.
     f. Minha mãe é professora. Ela está na escola agora.
     g. Hoje é dia 04 de novembro. É primavera, mas está muito frio.
     h. Eles estão tristes, mas elas estão alegres.
     i. Patrícia está nos Estados Unidos. Ela é brasileira.


II - Combinando a coluna da esquerda com a da direita
      a. Eu                                                        b     é a nova professora? Sim, e seu nome é Carla.
      b. Ela                                                       a     estou no na escola agora.
      c. Você                                                     g     são advogados?
      d. Hoje                                                     c     está no banco?
      e. Nós                                                      d     é sábado.
      f. Nós                                                       e     estamos em casa hoje.
      g. Vocês                                                   f      somos amigas.

III - No telefone/ On the phone

Ana:    Alô!
Beto:   Alô, quem fala?
Ana:   Aqui  é a Ana.
Beto:  Ana? Ah, você é amiga da minha irmã, certo?
Ana:   Sou. Ela está?
Beto:  Está, um momento, por favor!
Ana:   Obrigada.
Bia:    Oi, Ana, tudo bem?
Ana:  Tudo, e você?
           Hoje é sábado, lembra?
Bia:   Ah é. Vamos à festa do Paulo, ok?
Ana:  Claro! Como está frio hoje vou usar botas e um casaco.
Bia:   É estranho este frio, não?
Ana:  É muito estranho mesmo. Estamos no verão! Vamos nos trocar!
Bia:   Então, até mais tarde!

No comments:

Post a Comment