Friday, February 12, 2016

VERB COLLOCATION II



ACREDITAR  em
Eu acredito  em você/  Ele não acredita em ETs/Nós acreditamos neles (em+eles = neles)

ACABAR de
Acabei de ver a notícia na TV/Ela acabou de telefonar para sua mãe/Nós acabamos de jantar.

APRENDER a
Aprendi a falar Português rapidamente./Você aprendeu a nadar?/ Aprendemos a costurar.

COMEÇAR a
Comecei a estudar Português ontem/ João começou a trabalhar na semana passada.

CONCORDAR/DISCORDAR com/em/de
Eu concordo com você/ Paula concorda comigo, mas eles não concordam com ela.
Concordo em viajar com você/ Concordamos em quase tudo! Ele não concordou em pagar.
Sempre discordo dele (de+ele)/ Eles discordaram da (de+a) decisão do juíz.

CONTINUAR a
Continuei a falar, mas ele não me ouviu/ Patrícia continua a brigar com todos.

CUIDAR de
Eu posso cuidar das (de+as) crianças para você/ Nós cuidamos das contas da empresa.

DEPENDER de
Dependo dele prá (para) tudo!/ Dependemos do (de+o) nosso salário para viver.

DESISTIR de
Desisti de estudar alemão, é muito difícil! Lucas desistiu da (de+a) viagem para a Europa.

DEIXAR de
Deixei de trabalhar naquela empresa/ Nós deixamos de pagar nossas contas.

 EXEMPLOS

Eu não acredito  nas pessoas que não discordam de nada.
Estudamos muito para aprender a falar sua língua.
Começamos a trabalhar ontem.
Eles não concordaram em  ficar aqui em casa.
Nós não dependemos dos nossos pais, trabalhamos para pagar nossas próprias contas.
Desisti do (de+o) meu casamento.
Deixei de falar com meus colegas, eles não são "legais" comigo!
Deixei de comer naquela restaurante. é muito ruim!
Nós acabamos de jantar!
Continuei a mandar e-mails para ele, mas não obtive resposta.









No comments:

Post a Comment