Monday, February 29, 2016

CONFUSED VERBS

FOREIGNERS have problems with some verbs, because they refer to only one verb in English.

See some below.
 

CONHECER  (to know)    X    SABER  (to know           
                                                                                 
 PRESENTE 

 CONHECER                                                                                                   
Eu conheço                                                                               
Você/Ele/Ela conhece                                                              
Nós conhecemos                                                                       
Vocês/Eles/Elas conhecem                                                       
Eu conheço a Paty. (I´ve already had contact with her)                                                   
Nós conhecemos São Paulo. (we have already been there)   

SABER
Eu sei
Você/Ele/Ela sabe
Nós sabemos
Vocês/Eles/Elas sabem
 Eu sei o seu nome. (name)
Nós sabemos falar Português muito bem. (we are able to speak the language)
Vocês sabem dirigir? (saber+verb-ability)      

PASSADO / Pretérito Perfeito 
CONHECER                            
Eu conheci                                                                                   
Você/Ele/Ela conheceu                                                              
Nós conhecemos                                                                         
Vocês/Eles/Elas conheceram 
Eu conheci o seu chefe ontem
Nós ainda não conhecemos o Rio de Janeiro.

SABER
Eu soube
Você/Ele/Ela soube
Nós soubemos
Vocês/Eles/Elas souberam
Eu soube as notícias. (news)
Nós soubemos o que aconteceu com ela. (know what happened).
Vocês souberam fazer os exercícios de matemática? (have ability to do sth) .                                              .                                                                    
                                                                                                                                                       
#Conhecer = have contact  with.
#Saber = have informatio/learn about something/someone   
Both verbs are Irregular.                                                            
                                                                                                                                                                                                                                                                                    

 PRESENTE
     
PODER       X     CONSEGUIR
                                                                                                                               
PODER                                                                                                                                                              
Eu posso                                                                                            
Vocês/Ele/Ela pode                                                                            
Nós podemos                                                                                      
Vocês/Eles/Elas podem 
Posso entrar? (asking for permission)
Nós podemos ir com você. (we can)
Vocês não podem ficar aqui. (you can´t stay/do something)

CONSEGUIR
Eu consigo
Você/Ele/Ela consegue
Nós conseguimos
Vocês/Eles/Elas conseguem                    
                                              
 Eu não consigo falar Português. (I'm not able to do sth)
Nós conseguimos chegar a tempo (we were able to get somewhere/to do sth)
                      
PASSADO /Pretérito Perfeito
PODER
Eu pude                                                                                  
Você/Ele/Ela pôde                                                                                
Nós pudemos                                                                                        
Vocês/Eles/Elas puderam                                                                   
Eu pude entrar na reunião. (could)                                                   
Nós pudemos falar em Inglês. (permission) 


CONSEGUIR
Eu consegui
Você/Ele/Ela conseguiu  
Nós conseguimos
Vocês/Eles/Elas conseguiram

                                             
#Poder = permission                                                                             #Conseguir = be able to.





 

No comments:

Post a Comment