Friday, December 9, 2011

PRESENTE - SIMPLE PRESENT




VERBOS IRREGULARES
IRREGULAR VERBS are those verbs that have changes on their endings.
 Even if the change occurs only once the verb is considered irregular..




                                     IRREGULAR VERBS






BRINCAR (to play)***                    DIZER (to say)                        OUVIR(to listen/to hear)
Eu brinco                                           Eu digo                                     Eu ouço
Você/Ele/Ela brinca                          Você/Ele/Ela diz                       Você/Ele/Ela ouve
Nós brincamos                                   Nós dizemos                             Nós ouvimos
Vocês/Eles/Elas brincam                   Vocês/Eles/Elas dizem             Vocês/Eles/Elas ouvem


***BRINCAR is irregular because of its conjugation in the PAST TENSE
      (Eu brinquei) c changes  into q.


More Irregular Verbs


PERDER (to lose) perco, perde, perdemos,perdem.


DIZER(to say) digo, diz, dizemos, dizem.
LER (to read) leio, lê, lemos, leem.
VER (to see) vejo, vê, vemos, veem.


FAZER (to make/to do) faço, faz, fazemos, fazem.


QUERER (to want) quero, quer, queremos, querem.


DORMIR (to sleep) durmo, dorme, dormimos, dormem.


FERIR (to hurt/to injure) firo, fere, ferimos, ferem.




SERVIR (to serve) sirvo, serve, servimos, servem.


IR (to go) vou, vai, vamos, o.


VIR (to come) venho, vem, vimos, vêm






EXERCISES


I - Complete the sentences with the right verb (regular or irregular).


a) Ele sempre perde o ônibus. (perder)


b) Nós nunca  assistimos TV à noite. (assistir)


c) Elas querem ir ao cinema hoje à noite. (querer)


d) Mateus nunca  dorme antes da meia-noite. (dormir)


e) Eu sirvo café para as visitas. (servir)


f) Gabriel vários livros por mês. (ler)


g) Eu gosto de dizer sempre a verdade. (gostar)


h) Nós vemos os jogos pela TV. (ver)


i) O garçom serve muito bem os clientes.(servir)


j) Eu pego o metrô para ir trabalhar. (pegar)


k) Eles tomam o café da manhã na padaria. (tomar)


l) Eles tomam o ônibus junto comigo. (tomar)


m) O pai sempre brinca com o filho. (brincar)



II - Unscramble the sentences.


a) Como para a vai escola você?
      Como você vai para a escola?


b) dormimos Nós no sempre sofá.
      Nós sempre dormimos no sofá.


c) Leio romances muitos português em.
      Leio muitos romances em português.


d) muitos e-mails diariamente Enviamos.
    Enviamos diariamente muitos e-mails.


e) enviar Eu um de Natal quero cartão.
    Eu quero enviar um cartão de Natal.


f) não Ela muitas compra roupas.
   Ela não compra muitas roupas.


g) não Ele muito gasta dinheiro.
    Ele não gasta muito dinheiro.


h) Gosto de muito sozinha viajar.
    Gosto muito de viajar sozinha.







































No comments:

Post a Comment