Tuesday, June 5, 2012

PORTUGUESE BOOK - 6TH LESSON

PRETÉRITO IMPERFEITO - USED TO/SIMPLE PAST

It´s used to express  a habit in the past or something that happened in a period not long ago. (Eu estava no cinema ontem à noite - I was at ...last night)

Ex.: Eu morava na fazenda quando era criança
       Ele sempre viajava para Ouro Preto nas férias.
       Nós corríamos no parque todos os dias.
       Você estava bonita ontem.

Alguns Verbos Regulares no Pretérito Imperfeito.

falar (to speak) eu falava; você/ele/ela falava; nós falávamos; vocês/eles/elas falavam.

comer (to eat) eu comia; você/ele/ela comia; nós comíamos/ vocês/eles/elas comiam.

repartir (to distribute) eu reparto; você/ele/ela reparte; nós repartimos; vocês/eles/elas repartem.

Rules: verbs ending in AR - ava, ávamos, avam.
            verbs ending in ER - ia, íamos, iam.
            verbs ending in IR - ia, íamos, iam.

Alguns Verbos Irregulares no Pretérito Imperfeito.

estar (to be) eu estava; você/ele/ela estava; nós estávamos; vocês/eles/elas estavam.

ler (to read) eu lia/ você/ele/ela lia/ nós líamos/ vocês/eles/ elas liam.

seguir (to follow) eu seguia; você/ele/ela seguia; nós seguíamos; vocês/ eles/elas seguiam.

Diálogo/Dialogue  - Nossa Infância/ Our Childhood

Daniela: Onde você morava quando criança?
Larissa: Eu  morava no interior. E você?
Daniela: Eu sempre morei aqui em São Paulo.
               Você brincava  muito?
Larissa: Nós brincávamos de pique, nadávamos no clube e andávamos de
               bicicleta. Era muito bom!
               E você?
Daniela: Ah, minha vida não era tão livre, mas era boa também.
               Nós também andávamos de bicicleta no parque do Ibirapuera.
               Mas o que mais fazíamos era ir ao shopping tomar sorvete. E nos fins de semana viajávamos para nossa casa na praia.
Larissa: Naquela época eu não conhecia praia só fazendas e mato. Ah, eu também gostava de andar a cavalo.
Daniela: Você é que era feliz!
Larissa: É, posso dizer que "curtia" muito a vida.

Vocabulário/Vocabulary
morava  = used to live
brincava/brincávamos = used to play
pique = hide and seek
nadávamos = used to swim
andávamos de bicicleta/a cavalo = used to ride a bicycle/ a horse
era = used to be
fazíamos = used to do
tomar sorvete = have an ice cream
viajávamos = used to travel
praia = beach
fazendas - farms
curtia = slang that means enjoy.
















No comments:

Post a Comment