Monday, February 6, 2012

PORTUGUESE BOOK - 1ST LESSON

DIÁLOGO - DIALOGUE

PRAZER EM CONHECÊ-LO!   /   NICE TO MEET YOU!

Informal:
Andrea:   Oi, tudo bem?
Eduardo: Tudo bem e você? Eu sou o Edu.
Andréa:   E eu Andréa, amiga da Cristiane.

More formal:
Andrea:   Prazer em conhecê-lo!
Eduardo: Prazer em conhecê-la também.
               or: O prazer é meu.

Conhecê-lo = Conhecer você (lo = masculino-singular)
Conhecê-la = Conhecer você  (la = masc.sing.)
Conhecê-los = Conhecer vocês (los = masc. plural)
Conhecê-las = Conhecer vocês (las = masc.plural)

QUAL É O SEU NOME?  / WHAT´S YOUR NAME?

MEU nome é Andrea.                                (Meu = My)
SEU  nome é Eduardo.                               (Seu  = Your)
O nome DELA é Andrea.                           (Dela = Her)
O nome DELE  é Eduardo.                         (Dele = His)
Os nomes DELAS são Paula e Cristina.     (Delas= Their)
Os nomes DELES são Paulo e Lucas.         (Deles = Their)
NOSSOS nomes são Andrea e Eduardo.     (Nossos = Our)

EXERCÍCIOS/EXERCISES

1 - Circle the right pronoum below.
a)  Eu sou a Claudia. Meu/Minha nome é Claudia.

b) Ele é o Pedro. O nome dela/dele é Pedro.

c) Elas são Mariana e Luciana. Os nomes deles/delas são Mariana e Luciana.

d) Muito prazer em conhecê-lo/la Patrícia!

e) Eu sou a Ana. Minha/Meu nome é Ana.

2 - Give the plurals:
Meu =
Minha =
Dele =
Dela =
Nosso =
Nossa =





No comments:

Post a Comment